LUZ e HUMANIDADE
 
 
 
 
 
Um Abrigo para quem precisa

Em agosto de 1947, um grupo de pessoas dotadas de espírito de caridade, idealizou a construção de pequenas casas germinadas, no Bairro São Benedito, logo acima do viadulto da Av. Rui Barbosa.
Daí surgiu a Instituição Beneficente Jesus de Nazaré, que ao construir as casas germinadas criaram a Vila Jesus de Nazaré, no local acima citado.
Daquele grupo participaram o senhor José Alves Ribeiro, fundado e proprietário por muitos anos da Casa Ribeiro Materiais para Construção e os irmãos Custódio Matias e João Matias, que pertenciam inclusive, à “Loja Maçonaria Luz e Humanidade”.
Até 1973, o senhor José Alves Ribeiro constituiu-se como o grande apoiador e mantenedor da Vila Jesus de Nazaré.
Nessa época, ao transferir residência para a cidade de Uberlândia, o mesmo, que conta hoje 93 anos de vida, transferiu a direção da Vila Jesus de Nazaré a outro membro da Instituição e também da “Loja Maçônica Luz e Humanidade” – Arlindo Gonçalves dos Reis.
Sentindo na pele todas as dificuldades possíveis para continuar a administrar a Vila Jesus de Nazaré, e o peso principalmente da ausência de outros colaboradores e benfeitores, Arlindo Gonçalves dos Reis buscou junto aos seus irmãos já “Loja Maçônica Luz e Humanidade”, o apoio para que a Vila pudesse continuar recebendo apoio e ser administrada por um grupo de pessoas, afinal, árduo era o seu trabalho solitário.



Local da Antiga Vila Jesus de Nazaré

Foi então que, no dia 21 de dezembro de 1975, em Assembléia Geral, a Instituição Beneficente Jesus de Nazaré foi extinta, transferindo à “Loja Maçônica Luz e Humanidade” todo o seu patrimônio e as obrigações de continuar prestando ajuda as famílias abrigadas na Vila Jesus de Nazaré.
Daquela data até 1999/2000 a Vila continuou, com suas 14 casas, atendendo a 28 famílias, vindo a ser demolida e transferindo para outros locais com casas decentes e novas todos aqueles que estavam tendo um teto cedido pela “Loja Luz e Humanidade”.

A Vida transformando por ações de “Luz e Humanidade”

Durante 60 anos de existência da Vila Jesus de Nazaré, talvez uma centena de famílias tenha sido abrigada naquelas modestas casinhas. Com a extinção da vila, todas foram criteriosamente mudadas de lugar, não tendo sido deixada uma sequer sem atenção, sendo-lhes dedicado todo o respeito e consideração.
E hoje, verifica-se que a vida daquelas famílias assistidas mudou para melhor, pois ganharam um teto novo, em locais dotados de toda infra-estrutura: água, esgoto, rede elétrica e asfalto. Pelas fotos abaixo e os relatos, nota-se nitidamente como foi positiva essa mudança.
Com apoio da administração 1997/2000, na qual o prefeito da época Roberto Queiroz do Nascimento é membro da Loja Maçônica Luz e Humanidade, por isso foi possível a construção e aquisição de novas moradias para as 28 famílias atendidas.

Conheça algumas famílias beneficiadas:



Dona Sebastiana Tereza dos Santos. Reside hoje com toda a sua família no Bairro Serra Negra, à rua Estados Unidos, 679. Dona Sebastiana relatou que "morou na Vila Jesus de Nazaré durante 19 anos. Sente-se muito melhor, pois "aqui é muito bom, a casa é nova. A casinha antiga não tinha banheiro, estava caindo de velha."


Maria Madalena Alves de Jesus. Morou 02 anos na Vila Jesus de Nazaré. Mora hoje à rua Estados Unidos, 699. Diz a moradora que "com a nova casa a situação melhorou e muito, graças a Deus. Na antiga vila estava uma bagunça. aqui com a nova casa é bem mais tranquilo."


Floripes Rosa de Jesus. Reside hoje à Av. Orlando Barboda, 1833. Por 21 anos morou na vila Jesus de Nazaré. Com a sua participação e a contribuição financeira da Loja Maçônica Luz e Humanidade ela adquiriu uma casa, em lugar próximo à Rodoviária e diz ela que: "agrade muito a Deus e aos maçons que ajudaram na mudança. Sentiu falta da antiga residência, dos pés de manga. Mas hoje está bom, na nova casa."

 
 
LUZ e HUMANIDADE
 
 
 
LUZ e HUMANIDADE
Copyright © 2007 - Loja Luz e Humanidade l Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. - By: Portfólio