LUZ e HUMANIDADE
 
 
 
 
Assim começou a história da Loja Maçônica Luz e Humanidade

A Loja Maçônica "LUZ e HUMANIDADE" de Patrocínio., é uma das inúmeras células da Maçonaria Universal, tendo sido fundada e instalada no dia 24 de dezembro do longíguo ano de 1924.

Na década dos anos 20, alguns maçons transferiram residência para patrocínio para fins de cumprimento de suas atividades profissionais. Eram eles 1o) César Augusto Babo, comerciante, natural de Portugal, nascido em 8i de abril de 1875, tendo sido iniciado em uma loja Maçônica denominada “UNIÃO e PROGRESSO”. Não consta onde era situada essa loja. Em seguida, filiou-se à loja “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG.

Um outro maçom vindo de Mariana-MG., foi José Felipe de Paiva Lyra, funcionário público, nascido em 13 de setembro de 1851, iniciado na loja “FILANTROPIA E TRABALHO” filiou-se à loja “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG.

O terceiro maçom que estava residindo em patrocínio, foi Otávio Alves de Brito, farmacêutico, oriundo da cidade de Lagarto, Estado de Sergipe, nascido no dia 25 de agosto de 1878. Foi iniciado em uma loja Maçônica denominada “OBREIROS DE SANTA CRUZ”, em 1 de fevereiro de 1921.

O quarto maçom foi o Dr. Silvestre Moreira, advogado, vindo de Ouro Preto. Nasceu em 31 de dezembro de 1879. Foi iniciado na loja Maçônica “DEUS, HUMANIDADE E LUZ”. O Dr. Silvestre foi o primeiro Venerável da loja Luz e Humanidade.

O quinto maçom que já na mesma época era iniciado, e era natural de Patrocínio, Minas Gerais, foi Antônio Silvestre de Novais, irmãos da esposa do senhor José Eloi dos Santos, que se tornou também maçom juntamente com seu filho Sebastião Eloi do Santos, no dia 05 de dezembro de 1862. Totonho Novais, como era conhecido, exercia a profissão de alfaiate e também de musicista. Foi iniciado na loja “LUZ E CARIDADE” de Uberlândia-MG, no dia 2 de outubro de 1898. Também fora filiado à loja “TRIÂNGULO MINEIRO” de Araguari-MG.

Eram apenas cinco maçons, sendo que o número ou quorum mínimo para a fundação e funcionamento de uma loja maçônica, era de pelo menos 7 (sete) obreiros.

Aqueles cinco idealistas iniciaram os trabalhos para a escolha ou seleção de elementos que pudessem integrar o grupo para complementar o número legal, selecionando outros homens dotados do mínimo de virtudes e pré-requisitos para participarem de uma instituição maçônica.

Entre os anos de 1921 e 1924 conseguiram mais nove obreiros dotados de qualificação que pudessem dar início ao trabalho em Patrocínio.

Foram eles:
1) Cristino da Silva Leão, comerciante, natural de Formiga-MG. Foi iniciado na loja Maçônica “CIÊNCIA E VIRTUDE” daquela cidade, no dia 21 de outubro de 1922. Foi seu apoiante César Augusto Babo.

2) Amir Rangel, comerciante, natural de estrela do Sul-MG., iniciado na loja “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga, no dia 24 de março de 1923. Seu apoiante foi Teopisto Dias Maciel.

3) João Antônio Ferreira, apelidado de “João Carlota”, era sapateiro. Nasceu em patrocínio no dia 26 de agosto de 1887, tendo sido iniciado também na loja “CIÊNCIA e VIRTUDE” de Formiga, deste Estado, no dia 29 de julho de 1923. Foi seu apoiante César Augusto Babo.

4) Odettes Amaral, nascido em Carmo do Mata-MG., era guarda livros, hoje contabilista. Foi iniciado na loja “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG., no dia 23 de setembro de 1923. Foi seu apoiante Amir Rangel.

5) Osório Lino Marra, natural de Paracatu-MG., era fazendeiro no seu município de origem e comerciante em Patrocínio. Foi iniciado na loja Maçônica “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG., no dia 29 de junho de 1924. Foi seu apoiante Giácomo Callori.

6) Aristides Amaral, era natural de Patrocínio-MG., sendo funcionário público municipal. Foi iniciado na loja Maçônica “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG., no dia 15 de setembro de 1924. Foi seu apoiante Amir Rangel.

7) Augusto Gomes de Carvalho, natural de Patrocínio-MG., também era funcionário público municipal. Foi iniciado na loja Maçônica “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG., no dia 29 de julho de 1923. Foi seu apoiante César Augusto Babo.

8) José Lopes Sejópoles, natural de Araxá-MG., e era Guarda Livros, hoje contabilista. Foi iniciado na loja “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG., no dia 11 de agosto de 1924. Foi seu apoiante César Augusto Babo.

9) Odilon Amaral, era natural do Carmo da Mata-MG., era eletricista, não só particular, como também da Empresa de Força e Luz Municipal de Patrocínio. Foi iniciado na Loja Maçônica “CIÊNCIA E VIRTUDE” de Formiga-MG., no dia 11 de agosto de 1924. Foi seu apoiante Amir Rangel.

Constam como fundadores:
1) Amir Rangel – Empresário do ramo de transporte de passageiros;
2) Antônio Silvestre de Novaes – Alfaiate e músico;
3) Aristides Amaral – Coletor Federal;
4) Augusto Gomes de Carvalho – Funcionário Público Municipal, contador e poeta.
5) César Augusto Babo – Comerciante;
6) Cristiano da Silva Leão – Comerciante;
7) João Antônio Ferreira – Sapateiro;
8) José Felipino de Paiva Lira – Escrivão do Cartório do Crime;
9) José Lopes Sejópoles – Comerciante;
10) Odettes Amaral – Contabilista;
11) Odilon Amaral – Eletricista;
12) Osório Lino Marra – Comerciante;
13) Otávio Alves de Britto – Farmacêutico;
14) Silvestre Moreira – Advogado.

A história registra também que três membros de uma única irmandade de sangue, participaram ativamente da fundação da Loja LUZ E HUMANIDADE – Odettes Amaral, Odilon Amaral e Aristides Amaral.

Nos seus 83 anos de existência a loja Maçônica LUZ E HUMANIDADE tem feito história, porque foi a pioneira nesta região do Alto Paranaíba e parte do Triângulo Mineiro, pois dessa célula muitas outras foram criadas.

Há de ser ressaltada a importância singular da Loja Maçônica “CIÊNCIA E VIRTUDE”de Formiga-MG., que preparou os espíritos daqueles maçons iniciantes que ajudaram a escrever o início e toda uma história de profícuas da Loja Maçônica LUZ E HUMANIDADE.

Ao iniciar suas atividades em 24 de dezembro de 1924 a Loja Maçônica LUZ E HUMANIDADE teve como sede o funcionamento do seu templo, um prédio cedido pelo comerciante e maçom Osório Lino Marra, prédio esse muito próximo do endereço atual, na própria Rua Presidente Vargas, no centro de Patrocínio. Naquele local a loja manteve suas atividades até os idos de 1934/35.

Além da loja, o prédio também abriga as atividades de suas ramificações, o Clube da Acácias, formado por esposas e mãe dos maçons, a APJ – Ação Paramaçônica Juvenil e a Ordem DeMoley, além de ter a disposição da comunidade um amplo salão para festas e uma galeria composta de 12 pontos comerciais.



Foto do templo atual da nova Loja.

LUZ e HUMANIDADE
 
Cópia Fiel da Ata da Sessão inicial para a organização de uma Loja Maçônica no Oriente de Patrocínio/MG
 
Clique e assita:
 
 
LUZ e HUMANIDADE
Copyright © 2007 - Loja Luz e Humanidade l Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. - By: Portfólio