LUZ e HUMANIDADE
 
 
 
 

Vila Maçônica Luz e Humanidade

Consta da Lei Muncipal 524, de 22 de setembro de 1959, sancionada pelo então prefeito municipal Enéas Ferreira Aguiar, a doação à Loja Maçônica Luz e Humanidade, do quarteirão n o. 5 localizado entre as ruas 26 e 28, hoje a rua Dr. Honório de Abreu e Av. Padre Matias e Ruas Cel. João Cândido Aguiar e Cel. Elmiro Alves do Nascimento, objetivando, exclusivamente, a construção de casas populares.
Com decorrer dos anos, os membros da Loja Maçônica “Luz e Humanidade” verificando a necessidade de ampliar suas atividades assitenciais dentro da própria Vila, solicitaram ao então prefeito modificações na Lei 524, pois o trabalho filantrópico já não mais resumia das casas.
Foi então que a Câmara Municipal de Patrocínio aprovou a Lei 871, sancionada pelo prefeito Mário Alves do Nascimento em 10 de março de 1966, permitindo que na área de terreno por força da Lei 524 pudessem ser difundidas outras atividades de assitência social. Estava aberta e legalizada oficialmente a ampliação do trabalho filantrópico da Loja Maçônica Luz e Humanidade dentro da Vila Luz e Humanidade.

 


Vila Maçônica Luz e Humanidade em 1974

 

Uma Vila, um espaço para assitência aos mais carentes

Com a extinção da Vila Jesus de Nazaré, no Bairro São Benedito, mais 7 (sete) casas foram edificadas no terreno da Vila Maçônica Luz e Humanidade que até 1999 já contava com 22 casas, abrigando, respectivamente 22 famílias carentes.

 


Foto da entrada da Vila Maçônica.

 

Um salão para múltiplas atividades

Ao longo dos anos, as atividades assistenciais e as promoções realizadas pelos integrantes da Loja Maçônica Luz e Humanidade e pelas componentes do Clube das Acácias, não contavam com um local adequado e apropriado para tais finalidades.
Foi então que decidiu-se construir um amplo salão onde pudessem ser realizadas e desenvolvidas muitas e variadas atividades com ações de “Luz e Humanidade”.
Do projeto a realidade. Em 1o. de setembro de 200o foi então inaugurado o Recanto Beneficente das Acácias “Missilena de Oliveira Mubarak”, que corresponde ao grande salão de comemorações e de muitas e significante ações de beneficência, como comemorações de datas especiais, realização de bazar beneficente, preparação e distribuição de sopa e tantas outras ações.

 


Foto atual do salão da Vila Maçônica Luz e Humanidade.


Casas da vila maçônica


Horta da Vila Maçônica.

 

Conheça algumas ações beneficentes realizadas na Vila Maçônica com sentimento de “Luz e Humanidade”

Bazar Beneficente

Antes mesmo de ser construído o amplo salão para as várias atividades no recinto da Vila Maçônica Luz e Humanidade, já eram realizados bazares beneficentes debaixo das mangueiras daquela vila, com a efetiva participação das senhoras do Clube das Acácias, promotoras desses eventos.
Roupas de boa qualidade são conseguidas junto a comunidade patrocinense e vendidas a preços simbólicos para as famílias de menor poder aquisitivo, tanto para aqueles que residem nos bairros adjacentes naquela região da cidade.
Todo o produto arrecadado com a realização, com sucesso, dos bazares é revertido para ass várias atividades assistenciais desenvolvidas pela Loja Maçônica e Clube das Acácias.

Sopa Fraterna – Alimento para quem necessita

Dentre várias atividades beneficentes realizadas pela Loja Maçônica Luz e Humanidade e o Clube das Acácias, uma se prolonga ao longo destes anos de forma contundente e atende a dezenas de famílias semanalmente – é a sopa fraterna.
A sopa fraterna foi idealizada e colocada em prática no longíquo ano de 1987 pelo então Venerável Alan Kardec e pela presidente das Acácias Iracema Tiago de castro Fon seca, cujo preparo era feito nas casas das próprias senhoras do Clube das Acácias.
Em 1993, na gestão do Venerável Arnaldo Pereira e da presidente do Clube das Acácias Rita de Cássia Neto Pereira, foi adaptado uma casa da própria Vila Luz e Humanidade onde passou a ser preparada a sopa fraterna todas as quintas-feiras.
Mudou-se o local da preparação, a casa adaptada já foi substituída pelo novo salão, mas as encarregadas continuam sendo as componentes do Clube das Acácias que realizam tal atividade com especial carinho.
Além dos moradores da Vila a sopa fraterna também é distribuída para os moradores residentes nas imediações, ou seja, no Bairro Marciano Brandão e nos bairros vizinhos.

 


Entrega da sopa


Sopa fraterna

 

Seções de Fisioterapia

Outra atividade que tem merecido atenção especial da instituição maçônica e do Clube das Acácias ainda está relacionada com a saúde dos moradores da Vila – trata-se da reabilitação fisioterapêutica daqueles que passam por enfermidade relacionada a essa parte da medicina.
Em parceria com a Faculdade de Fisioterapia, são oferecidos tratamentos para reabilitação, o que tem amenizado o sofrimento daquelas pessoas que são acometidas por problemas de ordem terapêutica.

 


Seção de Fisioterapia para os moradores.

 

Entretenimento para os moradores da Vila

Para alegria daqueles que passam seus dias no recinto da Vila, pois, a grande maioria é composta de senhores e senhoras já aposentados, os maçons conseguiram junto a agência do Banco do Brasil a doação de um aparelho televisor de 20 polegadas que foi caprichosamente instalado no Salão.
Diretamente são realizado eventos festivos que visão alegrar a vida das pessoas que moram na Vila.

Luz e Humanidade: a espiritualidade

E como o homem não vive só de pão, a Loja Luz e Humanidade e o Clube das Acácias também trabalharam a espiritualidade dos seus assistidos na Vila Luz e Humanidade.
As terças feiras acontece uma reunião para estudos bíblicos e aos sábados realiza-se um grande culto religioso.

LUZ e HUMANIDADE
 
 
 
 
LUZ e HUMANIDADE
Copyright © 2007 - Loja Luz e Humanidade l Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. - By: Portfólio